IceWine ou eiswein, produzido com uvas congeladas em climas e locais específicos, bom destaque no Canadá e Alemanha.
experiência única.
Seu primeiro registro foi datado em 1794 na Franconia, Alemanha, com origem no império Romano, o tornam uma tradição única.
Com produção muito delicada e difícil de conseguir todas as situações necessárias, para se ter entre séculos XlX e XX, média de 6 safras apenas conseguiram realizar devido as dificuldades.Isso mudou com investimentos em alta tecnologia, e novidades para aprimorar, assim a partir de 1960 trouxe facilidades para aprimorar.
No Canadá foi mais recente com sua primeira safra em 1972, virando uma marca canadense,
Produzido em locais extremamente frios necessitando chegar a -7 graus para congelamento natural das uvas, sendo canadense a maioria de produção mundial chegando a 70 por cento da produção mundial, com excelentes opções porém Alemanha é responsável por produzir grandes vinhos e alguns dos melhores vem de lá. Também sendo produzidos na Eslovênia e Áustria porém devido a condições climáticas difíceis de alcançar, não são todos os anos que conseguem.
Sua produção é feita com uvas congeladas em média -7 graus, sendo assim não conseguem volume para produção, média de 25 a 35% das uvas somente conseguem padrão para produção.
Com fermentação mais longa chegando até 6 meses de fermentação, segue processo em prensa
pneumática.
Resultando em um vinho com nível de açúcar alto e graduação baixa.
As uvas utilizadas na Alemanha a Riesling e no Canadá a Vidal um híbrida resultando do cruzamento da Trebbiano e Rayon D´or, uvas brancas porém também utilizadas tintas como merlot e cabernet franc.
Com peles mais grossas evitando rompimento com congelamento,
Sendo um vinho de sobremesa com alto teor de açúcar, sua elegância, baixo teor alcoólico e equilíbrio não o tornam enjoativo, sendo um vinho muito atrativo e exuberante em seu olfato, complexo em aromas como tangerina, mel, um cítrico agradável.
Então como harmonizar o Icewine ou Eiswein ?
Um vinho com paladar marcante forte, e adocicado, sendo ótimos acompanhamentos para queijos azuiscomo roquefort ou gorgonzola, e muito bem também com sobremesas a base de nozes, chocolate e mousse.
Òtima opção para degustações diferenciadas, mais sempre se preparando para os valores que podem ser bem elevados, mais lembrando.
O melhor vinho é aquele que te agrada!
Saúde
Jean Krause
Nenhum comentário:
Postar um comentário