segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aromas - Bouquet´s e o fascinante mundo do vinho - Jean Krause

O mundo do vinho é em particular fabuloso, com suas características, tipos, e uma variedade que realmente nos deixa fascinado.

Um bom exemplo são os aromas e Bouquet´s, que cada um respectivamente possui uma memória olfativa muito particular, pois desde quando estamos em contato com nosso olfato já começamos a construir nossa história olfativa.
Cada um de acordo com o que vai experimentando ou até mesmo cheirando, particularmente procuro sempre estar em contato com o que se pode experimentar em aromas.
Um exemplo bem simples:
A feira perto de sua casa é um grande laboratório de aromas para se aprimorar, se consegue memorizar ou ter contato com inúmeros aromas e cheiros que nos auxilia.

Agora não confundam aromas tem algumas diferenças com bouquet´s:

A primeira é que os aromas são diretamente ligados a uva utilizada ou processo inicial de viníficação, mas conhecidos como aromas primarios ou secundários.
Primários: São ligados a uva (casta ) utilizada que até mesmo quando se faz um blend (mistura de uvas) se expressão de alguma forma.
Secundários: são provenientes do processo de pré-fermentação e fermentação, tanto em barricas quanto em tanques de aço.

A segunda são os Bouquet´s que se percebe depois do processo de fermentação e de acordo com o envelhecimento em barricas ou até o que se adquire durante o envelhecimento em garrafa.
Um grande exemplo são as barricas que mudam o paladar e bouquet´s, determinado tipo de barrica pode simplesmente acentuar baunilha, chocolate, couro e uma série muito interessante dependendo do tipo e origem do vinho.

Também utiliza-se uma ferramenta muito importante, o Decanter.
Muito comum para aerar o vinho (entrar em contato maior e acelerar a oxigenação do vinho), evolui e deixa os aromas bem definidos e prontos.


Tim Tim

Jean Krause

Nenhum comentário:

Postar um comentário