domingo, 11 de fevereiro de 2024

O que são os Vinhos Magnum, o que são? Tem tamanhos maiores?



Os vinhos engarrafados nas chamadas garrafas sejam elas Standart, Magnum, Jeroboam, e com variados tamanho. Chegando a 18 litros com a Melchior imaginem.

Tem uma conservação maior e  mais longa do que as garrafas convencionais.

Esta garrafa contém volumes maiores de vinho, por isso, tem maior proteção de mudanças de temperatura, fazendo com que a sua conservação seja mais longa e afinada. Sendo que o gargalo de uma garrafa Magnum por exemplo e uma garrafa padrão são de tamanhos semelhantes, proporcionalmente existe menos oxigênio dentro da garrafa de 1,5 litros, reduzindo a oxidação do vinho.

Seus processos de envelhecimento dos vinhos serão mais lentos, pausado e conseguirá uma grande uniformidade e estabilização, proporcionando uma melhor guarda, longevidade no tempo, e taninos
mais redondos.

O seu tempo de afinação do vinho na garrafa maior. Uma vez engarrafado na garrafa, o vinho sempre precisará de mais uns meses de estágio em garrafa para arredondar, quando os aromas terminarão de se estabilizar, a acidez se suavizará e no caso dos vinhos tintos, os taninos perderão adstringência.


Então quanto maior o volume de vinho na garrafa, mais tempo demorará para afinar. Esta é a razão de várias garrafas Magnum serem lançadas no mercado meses depois do início da comercialização da garrafa de 750 ml deste mesmo vinho.

As garrafas maiores são perfeitas para comemorações por terem maior volume, e também com comemorações como Natal, Réveillon ou uma reunião com um grupo grande de pessoas, pois são mais práticas. Também são muito apreciados pelos colecionadores e
conhecedores do mundo do vinho, para ocasiões especiais e também são bastante valorizadas em leilões de vinhos.

Seu valor é normalmente maior, isso se deve a que geralmente os maiores sejam engarrafadas e etiquetados à mão, além do custo de seus materiais como a rolha, a própria garrafa, etiqueta que são de maior tamanho e mais caro por unidade.

O mesmo princípio é aplicado a todas as demais garrafas de grandes dimensões.

Sendo assim menores temos que cuidar um pouco mais pois envelhecem mais rápido e ao contrário dos maiores.

Saúde

Jean Carlos Krause
instagram: 
@jeanvinhosecia



Nenhum comentário:

Postar um comentário