terça-feira, 31 de maio de 2011

RELAÇÃO TONÉL DE MADEIRA COM O VINHO!!





CURIOSIDADES DO MUNDO DO VINHO: RELAÇÃO DA BARRICA DE MADEIRA COM O VINHO:
A barrica de madeira já utilizada a muitos séculos ,desde o século lll DC pelos Romanos devido a contatos militares, pois eram menos frágeis e mais resistentes que vasilhas de barro, durante em média 2000 anos foi utilizado como principal forma de transporte e armazenamento seja de azeites, mel, ou até mesmo cravos e medallhas de ouro.

Aos vinhos foi implantado em final do século XVll em Bordeaux onde usavam para transportar para Inglaterra ou países nórdicosSabe-se a influência do carvalho no resultado final do vinho.

As vezes se lê no rótulo 12 meses de barrica , 6 meses de barrica e algumas pessoas muitas vezes me perguntam o qual a influência disso??

A Barrica pode influenciar e muito no vinho, seja em aromas, paladar ou até mesmo se mal usada no amargor do vinho, sabendo-se que temos várias regiões que produzem esse tipo e barrica, a principal França seguida de E.U.A, Russia e Canadá.

E tem uma característica parecida com os vinhos, que quanto mais difícil a produção e solos mais difíceis de produzir e dificuldades no crescimento maior a qualidade da barrica.

Dependendo do tipo de barrica quanto maior o tempo em contato maior características aromáticas como cocô, baunilha, especiarias, chocolate, couro etc, é conferido ao vinho e até mesmo no paladar, causa interferência.

Sempre verifique o tempo em barrica e qual gosto pessoal, pois variam muito no paladar e olfato devido ao tempo em barrica.

Saúde.

Aguardamos sua visita.

Atenciosamente.

Jean Krause

Nenhum comentário:

Postar um comentário