sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O vinho do rei e o rei dos vinhos - Vinho do Porto.













Seus primeiros vestígios a esse nome "Vinho do Porto", com falando do vinho produzido no Douro exportado pela Alfândega do Porto, datam em 1678. No ínicio do século XVlll seu aumento em produção e consumo foi enorme, crescendo de em média 800 pipas para as 8.000 e atingindo por volta de 1749 o expressivo número de 19.000 pipas. Para tal, foi importante o talento revelado pelos negociantes ingleses da época. Pois foram eles cuidaram da expansão comercial, a própria descoberta do "Vinho do Porto", como por exemplo adicionar aguardente aos vinhos Dourienses, com o intuito de os preservar nas longas travessias marítimas.

Devido ao conhecido tratado de methuen em 1703, que dava total preferência aos vinhos do porto e davam melhores condições aduaneiras ao vinho do porto para Inglaterra devido ao embargo comercial aos vinhos franceses.
Que até então erãm com pouca porcentagem de aguardente viníca, em média 3% para guentar a viajem, logo em 1820 sendo acrescido mais aguardente e o vinho ficando mais adocicado e forte.

Há várias maneiras de se consumir o Vinho do Porto: aperitivo, digestivo ou vinho de sobremesa. E, muito embora a forma mais popular de consumo seja como aperitivo, o Vinho do Porto é reputado como o "melhor vinho de sobremesa do mundo". Mas deve referir-se também que os Vinho do Porto é (sobretudo os vinhos velhos e as categorias especiais).
O vinho do Porto foi aclamado principalmente na Europa como o vinho dos reis e o rei dos vinhos, com um caráter único e com características inesquecíveis, sendo originário da Região Demarcada de Vinhos mais antiga do Mundo.

Sendo produzido a partir de castas Portuguesas, tradicionalmente utilizadas na região, o seu processo de vinificação é caracterizado pela adição de aguardente vínica ao mosto em plena fermentação.
Esta operação deixa o Vinho com a doçura natural da uva e um sabor a frutos maduros, ao mesmo tempo que lhe aumenta a graduação alcoólica para 19/20º.

Uma ótima sugestão são: Real companhia Velha ,Adrianos Ramos Pinto e Ferreira que produzem excelente Portos tanto na linha tradicional quanto em seus vintages.

Tim Tim ¹¹

Jean Krause

Nenhum comentário:

Postar um comentário